Plano de Aula AEE
PLANO DE AULA
COMO FAZER O PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA E O PLANO DE AÇÃO INDIVIDUAL PARA O AEE
Professores vejo que a maior dificuldade de voces é organizar o Plano de ação anual dentro do PPP.
aqui segue algumas dicas para vocês...
1. Dados de identificação da escola.
2. Nome do Projeto
3. Nome do professor elaborador e parceiros
4. Introdução: o quadro de levantamento em forma descritiva ( o original vai como anexo) nessa descrição será descrita de forma ampla a dificuldade geral dos alunos e se for altas habilidades será o desenvolvimento superior, como ele aprende que recursos são os mais viáveis (relate só o que já possui) faça uma leve comparação ao desenvolvimento primário usando uma visão holística(ampla).
5. Objetivo geral: coloque um objetivo de pensamento amplo que sugere um resultado final de forma exata. Porque esse será o seu pressuposto de trabalho.
6. Objetivos específicos; use o decreto do AEE e as Leis que são próprias do seu estado, ou município, se for o caso utilize apenas três objetivos para cada aluno, você perceberá que muitos objetivos encontrarão em diversos casos, use essa realidade para estabelecer um ou mais objetivos.
7. Referencial teórico: a principal a ser mencionada é a LDB 9394/96, para o estado de Rondônia existe o Decreto 552 do conselho estadual, na página do MEC/SEESP possui muitos documentos legais que podem orientá-los.
Metodologia: metodologia trata de “como” será desenvolvido o PAP. Portanto, fala acerca do público alvo,organização, desenvolvimento, implementação, recursos e outras questões necessárias para o PAP.Publico Alvo: descreve quem são os beneficiados no PAP. Poderá descrever o contexto, o local e a realidade na qual o público se insere.Organização, desenvolvimento, implementação: descrição de como será o atendimento educacional especializado em termos de organização, desenvolvimento, implementação, cronograma, atividades, etc.Recursos: descrição dos recursos humanos e físicos necessários para o desenvolvimento do PAP.A metodologia não se resume às questões aqui exemplificadas. Cada PAP tem suas características e poderá utilizar outros itens no desenvolvimento da sua metodologia. Você poderá descrever de forma ampla direcionando o atendimento para que não pareça reforço nem laboratório de Psicopedagogia. Lembrando sempre que o AEE não enfatiza conteúdo mas sim o trabalho das habilidades do aluno.
9.Resultados esperados
Descrição e análise dos possíveis resultados da implementação do PAP, quanto ao número de abrangência de alunos, escolas, professores e comunidade beneficiados. Pode-se descrever o tipo de beneficio (diretos e indiretos) que os envolvidos obterão, entre outras questões.
10 Referências
São as referências bibliográficas ou de outras fontes de consulta que foram utilizadas para a construção do PAP. Leis, obras que utilizou para pesquisa, etc.
Plano de Ação Individual que estabelece como trabalhar cada aluno
Aqui segue o roteiro:
1. Identificação(ESCOLA)
2. Nome dos professor: Nonononoo no nononoono
3. Nome do aluno: ANA
Diagnóstico Pedagógico:
Orientação escolar:
Em 2006 a aluna citada obteve atendimento com a Orientação no qual detectou-se a seguinte situação: repetente a quatro anos não apresenta rendimento escolar conhece as vogais e junções, não reconhece dias da semana e apresenta um quadro estacionário na sua evolução intelectual, tanto na língua portuguesa e na matemática.
Em 2010 a professora do ensino regular procurou o AEE para solicitar atendimento de forma que pudesse ajudar procuramos (Ata 011/2....) conversamos com a família sobre a necessidade de um diagnóstico clínico para direcionamento de atendimento.
A aluna foi transferida desta instituição de ensino terminando o ano letivo em outra unidade e retornando esse ano.
PARA OS ITENS ABAIXO UTILIZE MATERIAIS CONCRETOS DE FÁCIL MANUSEIO QUE ALUNO POSSA ENDENDER DE FORMA CLARA OS COMANDOS.
Diagnóstico de 2011: realizado com a professora Maria Lucia, Lusvânia no qual notamos o seguinte desempenho:
Identidade: escreveu o nome de forma não usual porem cursiva, retomando para finalizar a segmentação da letra, ao formar o seu nome na mesa confundiu M e W confundiu o P e o H não reconheceu o D e o T, o S denominou como SA de “sapo” o K confundiu comY, não reconheceu o Y e o Z.(UTILIZE FOTOS, ESCRITA DO NOME, DINÂMICA, ATIVIDADES IMPRESSAS,ETC...)
Lateralidade: confunde as parte bilaterais do corpo e não identifica quando tem um comando duplo e com referencia frontal.
ESQUEMA CORPORAL ,QUEBRA CABEÇA.
Sequência: dificuldade espacial, porem realiza segmentações simples e com duas ou três dificuldades, conseguiu melhor desempenho após a segunda explicação, conhece os conceito de adição e subtração denominando de “mais” e “menos”, realizou adições e subtrações com material concreto e conseguiu abstrair sem a utilização do material.
BLOCOS LÓGICOS, QUEBRA CABEÇAS JOGOS DE ENCAIXE, ATIVIDADES IMPRESSAS, ETC
Oralidade: associação de idéias: não consegue desenvolver um texto oral sem ajuda prende-se a relembrar posicionando sempre o olho para a direita.
RELATO DE FATOS DO DIA-A DIA RELATOS DE HISTÓRIAS FEED-BACK DA AULA ETC...
Teste de escrita: método de Emilia Ferreiro.
Grupo de palavras: Festa de aniversário. Foi a festa de aniversário da prima e relacionou os itens que tinha no ambiente. Selecionamos o seguinte grupo de palavras:
BRIGADEIRO- BEXIGA-UVA- PÃO e a frase foi EU BRINQUEI NO ANIVERSÁRIO.
O desenvolvimento foi o seguinte:
Escreveu para BRIGADEIRO: I_G_O percebendo que faltava uma letra reescreveu: I-G-B-O garantindo uma letra para cada sílaba. BEXIGA escreveu:B-X-G O o processo foi o mesmo. UVA escreveu UA mas quando leu descobriu que não era e não conseguiu escrever novamente. PÃO : escreveu CO e não conseguiu fazer o som nasalisado: Â. Depois tentou escrever da seguinte forma: T ou P mas não conseguiu descobrir. AEU BRINQUEI NO ANIVERSÁRIO. Escreveu E- OI-ACA- A.
CUIDADO O PROF DO AEE NÃO TRABALHA CONTÉUDO DE SALA DE AULA ELE TRABALHA A DIFICULDADE DO ALUNO. ESSA AVALAIAÇÃO É IMPORTANTE PARA SABER ONDE O ALUNO PAROU E COMO VOCE PODE AJUDÁ-LO.
C) Justificativa:
De acordo com o Decreto N° 6.571 de setembro de 2008
§ 1º Considera-se atendimento educacional especializado o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular.
§ 2o O atendimento educacional especializado deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas.
Art. 2o São objetivos do atendimento educacional especializado:
I - prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos referidos no art. 1º;
II - garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular;
III - fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem; e
IV - assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis de ensino.
Regulamentado pela Portaria 1281 da SEDUC de novembro de 2010. Contemplado no Projeto Político desta instituição de ensino.
USE A LDB E ANEXOS DO MEC
D) Objetivos
1° Desenvolver atividades de sequenciação: palavras, objetos, etc.
2° Propiciar momentos de atividades para consciência fonológica das palavras em nível silábico.
3° Propor atividades com recursos de lateralidade e temporalidade, envolvendo o esquema corporal e conceitos de dia mês ano, tempo recente ontem hoje amanha, etc.
NO CASO DE DEFICIENCIA INTELECTUAL VOCE DEVE UTILIZAR O MENOR NUMERO DE OBJETIVOS INDIVIDUAIS QUANDO ELE ALCANSA VOCE SUBSTITUI POR OUTRO.
NO CASO DA CEGUEIRA E DA SURDEZ NÃO SE RECOMENDA O USO DOS TRES OBJETIVOS PORQUE ESSES ALUNOS NÃO POSSUEM UMA DIFICULDADE COGNITIVA .
O AEE ANDA DE ACORDO COM O DESENVOLVIMENTO DE SALA E A DIFICULDADE PESSOAL DO ALUNO. NESSE CASO O PROFESSOR DE AEE REALIZARÁ A CONFECÇÃO JUNTO AO PROFESSOR DE SALA REGULAR A FIM DE QUE AMBOS TENHAM UM DESENVOLVIMENTO DENTRO DO ESPERADO.
APLICA-SE OS TRES OBJETIVOS PARA: PC(paralisia cerebral), DEFICIENCIAS MÚLTIPLAS, DEFICIENCIA INTELECTUAL E SURDOCEGUEIRA. NO CASO DOS TRANSTORNO GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO DEVE TER CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS...
E)Conteúdos
Sequência;
Consciência fonológica;
Identidade;
Lateralidade;
Temporalidade.
F) Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa;
G) Metodologia / Procedimentos
Jogos;
Pranchas;
Tipos de texto;
Rimas;
Jogos on line;
Atividades direcionadas a fase silábica;
Dinâmicas;
Jogos de mesa;
Jogos da memória;
Quebra cabeça;
Histórias;
H) Registro do processo )
Através de relatórios e fotos filmes, de acordo com a necessidade.(CASO PRECISAREM DE UTILIZAR ESSAS FOTOS PUBLICAMENTE FAÇAM O TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA QUE LHES DEÊM RESPALDO)
I) Avaliação e resultados esperados
Conselho de professores com desenvolvimento anual e avaliação individual de cada aluno de forma que ampla e estrita, os registros constam em ata de atendimento e reunião de pais.
Relatório geral a Seduc.
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PLANO DO AEE – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
1. IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
ESCOLA: XXXXXXXX
ALUNOS: Todos alunos
Série: 6ª,7ª,8º Tipo de Deficiência: Intelectual leve
Professor especializado: Cristiane Meireles de Oliveira
Período do plano:( x ) Mensal ( ) Bimestral ( )Trimestral ( ) Semestral ( ) Anual
2. Diagnóstico do aluno:
Procurar melhorar à ampliação do vocabulário, compreensão do significado das palavras e ortografia correta das palavras.
3. Objetivos do plano:
· Sanar dificuldades ortográficas;
· Ampliar o vocabulário;
· Despertar o interesse pela leitura e pela escrita correta;
· ·Compreender o significado das palavras;
· Fazer com que os alunos tenham mais facilidade na grafia correta das palavras;
· Incentivar todos os alunos a participar;
· Conhecer algumas palavras do novo acordo ortográfico;
· Desenvolver o espírito competitivo.
4. Organização do atendimento:
• Dias de atendimento:2ª ,3ª 4ª,5ªª e 6ª.
• Período de atendimento: 14/08 a 14/09/2014
• Tempo de atendimento (em horas ou minutos): 2 horas e 30 minutos
• Composição do atendimento: ( x ) individual ( x ) coletivo
• Outros:
5.Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:
Envolver todos os alunos na competição; Escolher as palavras de acordo com o nível da série e se possível em conjunto elaborar a mesma listas para as respectivas séries. Entregar a lista das palavras com antecedência aos alunos;Incentivar os pais a assistirem a competição; Expor o projeto soletrando onde os pais e comunidade em geral poderão ter acesso a ele (regulamento,objetivos, datas,etc.);Entregar fichas para cada professor com nomes dos alunos para colocar a pontuação;
Para a apropriação da escrita:
_ Uso de jogos lúdicos no computador e da sala de recursos para aprendizagem das palavras;
- Utilização da fichas de palavras confeccionada com papel cartão;
Para a utilização do trabalho colaborativo junto ao professor:
_Visitar a sala regular na qual o aluno está inserido para diagnosticar e listar quais as potencialidades e necessidades educacionais específicas dele, para posteriormente traçar estratégias e ações de atendimento na sala regular e eventualmente conforme necessidade específica na SRM.
_ Preparar atividades para o professor de Língua Portuguesa para o professor ministrar na sala de aula.
-Para o trabalho de articulação com a família da aluna:
_Conhecer a realidade da aluna dentro e fora da escola com visitas da casa do aluno;
_Trabalho colaborativo com a família para juntos buscar parcerias e assim melhorar a aprendizagem;
6. Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno.
- Dados, argolas, garrafas pet, cartolina, papel sulfite, etiquetas e fita colante para a confecção dos jogos e tabelas de resultados.
7. Adequações de materiais:
_ Não precisa de nenhum material para ser adequado, a não serem as provas escritas que devem ser flexibilizadas de acordo com o grau do desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem da aluna.
8. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:
www.smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica.html.
jogos360.uol.com.br/soletrando.html
jogosonlinegratis.uol.com.br › Jogos de Letras
9. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais:
- Família: maior participação na escola para relatar fatos de interesse, necessidades da aluna, seus desafios enfrentados em casa, e ajudar na sua disciplina.
- Equipe pedagógica: Trabalho conjunto com o professor do AEE e professores da sala de aula oferecendo sugestões de atividades, metodologia variadas, estratégias contextualizadas. Participação da equipe escolar com preparação para melhor apoio à aluna;
- Professores da sala de aula regular: Planejamentos entre o professor do AEE e professor da sala regular para traçar estratégias para atendimento das necessidades da aluna.
10. Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno:
_ Professores da sala de aula: (X): deve receber orientação sobre a utilização de jogos e recursos de didáticos diversos, além das ferramentas do computador; deve ainda receber orientações sobre práticas metodológicas e estratégias cognitivas visando superação dos estágios ainda não alcançados e promoção do rendimento escolar da aluna.
_ Professor de Educação Física: (X): orientações para dar jogos recreativos e educativos para ajudar a aluna a desenvolver o raciocínio lógico – matemático e aquisição da escrita. Exemplos de jogos: a.“Bumerangue” que visa aprimorar a coordenação motora, ampliar o equilíbrio e estimular a concentração; b.“Caça ao tesouro” que visa estimular o trabalho em equipe, a atenção visual e a localização espacial; Jogo: c.“Bola do alfabeto” que visa memorizar as letras do alfabeto, estimular a coordenação visomotora e desenvolver a habilidade do arremesso.
_ Colegas de Turma: (X) devem ser sensibilizados e estimulados para fazer um trabalho colaborativo para ajudar a aluna nas tarefas escolares, nas tarefas que exige um grande percentual de abstração.
_ Diretor escolar (X): aquisição de materiais pedagógicos para as salas de aula e incentivo a família da aluna para uma maior participação maior da vida escolar da aluna.
_ Equipe pedagógica (X): Trabalho conjunto com o professor do AEE e professora da sala de aula oferecendo sugestões de atividades, metodologia variadas, estratégias contextualizadas.
11. Avaliação:
11.1. Formas de Registro
O plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução de forma contínua.O crescimento e avanço do aluno serão acompanhados pelas professoras da sala de aula regular e do AEE através do uso das Fichas Descritivas e portfólios com anotações.
O registro dos avanços será feito visando o seu crescimento em relação ao processo da leitura, da escrita e do conhecimento matemático.Será realizada diariamente por meio de observação, envolvimento e participação do aluno nas atividades oferecidas e mudanças de comportamento e atitudes principalmente no que se refere ao seu desempenho escolar.
1.2. Resultados Obtidos:
_Depois de realizar as atividades de adivinhações, discuta com os alunos sobre as estratégias que utilizaram e coloque os procedimentos discutidos num cartaz, peça que as crianças soletrem as palavras corretamente, pois é uma maneira de elas colocarem à prova os modos de aprendizagem que foram discutidos até então.
_Espera-se que o aluno tenha melhor rendimento escolar, domine o processo da escrita.
_ Adquira competências e habilidades para o crescimento pessoal, social, educacional;
_Desenvolva seu processo de cognição, de memorização e atinja a percepção de utilizar a leitura na vida diária de maneira coerente e estruturada para tornar-se uma cidadã independente em sua vida futura.
1.3. Reestruturação do Plano
Será reformulado se os objetivos não forem atendidos de acordo com às necessidades dos alunos.
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PLANO DE AEE PARA EDUCANDO
NOME: .....
ESCOLA: ......
PROFESSORA DO AEE: ...........
PROFESSORA DO ENSINO REGULAR: .........
AGENTE DE ATIVIDADE EM ED. ESPECIAL : .........
Problema levantado após um ESTUDO DE CASO relativo ao educando:
- Diagnóstico apresentado pelo educando de Deficiência Mental Leve a Moderada;
- Dificuldade na leitura, na prática de escrita;
- Dificuldade em relatar por escrito suas opiniões, na interpretação oral e escrita, na ordenação de ideias.
* Nas demais questões cognitivas, motoras e comportamentais não apresenta grandes dificuldades .
OBJETIVOS:
· Produzir pequenos textos que aprimorem a sua imaginação e criatividade;
· Ampliar as habilidades de memorização;
· Aprimorar a linguagem, a construção da língua escrita, comunicação e interpretação;
· Aperfeiçoar sua potencialidade de atenção e concentração.
ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO:
Período de Atendimento: Durante todo o ano letivo.
Frequência: 2 vezes na semana
Tempo de Atendimento: 1 hora cada atendimento
Composição do atendimento: 1 atendimento Individual / 1 atendimento em dupla
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS :
· Atividades envolvendo situações-problemas;
· Expressão Artística: desenhos, pinturas, modelagens, montagens, dramatizações,...
· Práticas Diversificadas de escrita e ou produções textuais envolvendo LUDICIDADE, sequência de fatos, roteiros como referência, etc.
· Atividades com músicas: apreciação musical, cantos, interpretação de letras de músicas, utilização de instrumentos musicais, construções de paródias a partir de música conhecida,...
· Trabalho com Literatura Infantil: leitura e interpretação oral e escrita, interpretação de imagens, recontos, livros sensoriais, ...
· Jogos de Mesa envolvendo frases, palavras, descrição de figuras, ...
· Softwares Educacionais;
· Prática de descrição, narração, reconto de situações vividas e significativas ao educando, através de aulas-passeio, atividades extra-curriculares,...
MATERIAIS A SEREM PRODUZIDOS:
· Instrumentos Musicais;
· Quebra-cabeças;
· Caixa de sapato com histórias em sequência;
· Dominó por temas (animais, família, profissões, frutas...);
· Jogos de Memória Temáticos.
Adequações de materiais:
Não haverá necessidade de adequações.
Materiais a serem adquiridos:
· Livros de Literatura Infantil;
· Folhas de E.V.A
PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS QUE RECEBERÃO ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA DO AEE:
· Professora de sala de aula;
· Equipe Técnico-pedagógica;
AVALIAÇÃO
A observação e avaliação do aluno será realizada durante o desenvolvimento do trabalho, verificando-se os resultados que vão sendo alcançados, reestruturando os objetivos, se necessário.
O processo avaliativo será realizado mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento individual do aluno, sendo correlato aos objetivos propostos neste planejamento.
MODELO DE PLANO DE AULA
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Escola: XXXXXXXXXXX
Professor (a): Cristiane Meireles
2. CAPACIDADE REFERENCIAL: (Objetivo Específico)
• Compreender a organização funcional do meio ambiente, caracterizando os componentes da natureza e analizando a diferença entre seres vivos e seres não vivos.
3. OBJETIVOS OPERACIONAIS. (Objetivos Gerais)
• Conceituar meio ambiente;
• Distinguir os componentes da natureza;
• Analisar a diferença entre o ser vivo e o ser não-vivo;
4. CONTEÚDOS CONCEITUAIS E ATITUDINAIS ASSOCIADOS:
• Conceituais: Meio Ambiente: o ar, a água, o solo, a luz do sol, as plantas e os animais.
• Atitudinais: Interesse pelo conhecimento e pela compreensão dos conteúdos.
5. CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
• Informações a respeito do ambiente em que o aluno vive.
6. PROCEDIMENTOS DE ENSINO:
• Projeção em vídeo do filme: "Natureza e Vida", que será utilizado para iniciar a discussão sobre conceito de meio ambiente que cada aluno possui;
• Dividir a turma em 6 grupos, onde cada grupo ficará responsável por abordar um dos componentes da natureza (ar, água, solo, luz do sol, plantas e animais) explicando sua importância na vida dos seres vivos.
• Desenhar o meio ambiente em que o aluno vive;
• Exposição de cartazes elaborados pelos alunos retratando os seres vivos e não vivos;
• Proposição de exercício no livro didático;
• Para encerrar será feita uma revisão de tudo o que foi discutido e visto nesta aula;
7. RECURSOS:
• Livro didático, cartolina, piloto, lápis de cor, lápis, borracha, caderno, cola, figuras para ilustrar o cartaz e outros.
8. AVALIAÇÃO:
• Será realizada após observar a coerência entre as respostas dadas no exercício e o que foi discutido em sala de aula; E a participação nas atividades propostas e os objetivos operacionais.
9. TEMPO PREVISTO:
• 04 sessões h/a.
10. REFERÊNCIA:
PLANO DE AEE
1. Objetivos do plano
1.1. Objetivo geral
Possibilitar recursos pedagógicos necessários para que a aluna seja incentivada a se expressar, pesquisar, inventar hipóteses e reinventar o conhecimento partindo de suas próprias experiências, como também se torne independente, autônoma nas atividades escolares e da vida diária e aprenda a conviver e interagir com seus pares.
2. Objetivos específicos de aprendizagem:
1-Perceber-se como ser capaz de aprender acreditando em si mesmo e em suas possibilidades;
2- Melhorar a socialização com os colegas em sala de aula e na escola;
3-Expressar-se oralmente relatando com sequência lógica fatos, acontecimentos vivenciados.
4- Dinamizar a leitura para compreender melhor o mundo em que vive;
5- Produzir texto com coerência, e sequência lógica;
6- Utilizar a escrita de forma funcional (para escrever, bilhetes, recados, expressar seus desejos e opiniões e outros).
7- Utilizar jogos de raciocínio lógico para melhor compreender os conteúdos matemáticos em sala de aula e melhorar sua compreensão de mundo
8 - Se socializar com os colegas na sala de aula participando de atividades e jogos para toda a turma.
3. Organização do atendimento:
• Período de atendimento: março a dezembro de dois mil e onze
• Freqüência: dois atendimentos semanais, oito mensal.
• Tempo de atendimento: uma hora para cada atendimento.
• Composição do atendimento: (x) individual (x) coletivo
• Quando se fizer necessário serão feitas observações na sala de aula regular e em algumas outras atividades em que a aluna esteja participando.
4. Atividades a serrem desenvolvidas no atendimento a aluna:
• Para alcançar o objetivo nº 1, incentivar-se-á Hellen através da valorização de suas ações nos atendimentos, partindo de suas experiências, utilizando jogos, DVDs, filmes, conversas e acima de tudo nunca criticá-la por não ter conseguido alcançar o objetivo proposto, ajudando-a a superar suas dificuldades permitindo-lhe com naturalidade perceber que o insucesso de hoje é a certeza para o sucesso de amanhã e que o importante é não desistir, e sim continuar tentando.
• Para alcançar o objetivo número 2, se possibilitarão a aluna diálogos enfocando a importância de se ter amigos, assim como a leitura de textos variados sobre o assunto, sessão de filmes e outras atividades que lhe permitam convidar algumas colegas para compartilhar com ela esse momento. Elaborar atendimentos em grupo para estimular a socialização.
• Para alcançar o objetivo nº 3, serão elaboradas com a aluna estratégias de leituras variadas, de acordo com o gosto e interesse de Hellen. Os recursos utilizados para este objetivo específico serão: a caixa de areia (a aluna construirá sua história com as miniaturas que escolherá, em seguida contará a história oralmente); após a sessão de filme aluna expressará seu entendimento do mesmo; será incentivada a contar sua compreensão das histórias lidas e histórias do seu cotidiano. Através de figuras, imagens, sequências lógicas relatará oralmente sua percepção e compreensão.
• Para dinamizar a leitura, objetivo nº 4 se fará uso de jogos no computador como (AlFA- ANNI; Dally DOO, sudokids, Menino Curioso, Alfabeto móvel), Textos diversos (quadrinhas, poemas, livro on line, história construída pela própria aluna na caixa de areia, figuras e sequências lógicas vivenciadas.
• Para alcançar o objetivo nº 5, Hellen, após o relato verbal das atividades orais como na caixa de areia, um passeio realizado, uma atividade vivenciada, será incentivada a expressar suas experiências por escrito, como também, fará convites, escreverá cartas, bilhetes para as pessoas que desejar.
• Para alcançar o objetivo nº 6, Hellen utilizará diversos jogos on line e no computador como: Os jogos do Pense Brincando (variedades de jogos matemáticos e de raciocínio onde a criança brinca e exercita sua compreensão matemática; Casa da Matemática da Milli, quebra cabeças variados, sequência lógicas, jogo da velha, Alquerque, Halma, estes últimos são jogos milenares que trabalham o raciocínio lógico, a tomada de decisão, jogo da memória.
• Para alcançar o objetivo número 7, se fará uso de jogos de raciocínio, tomada de decisão, percepção, como: Alquerque, Pentaminó (jogos milenares que trabalham o raciocínio e a concentração), Estratégia (jogo que trabalha a tomada de decisão e conteúdos matemáticos), Tangram, dominó, dama, jogo da velha, Menino Curioso (Jogo no computador que trabalha vários aspectos do raciocínio lógico matemático), também utilizar-se-á atividades xerografadas e em livros como Sudokos. Realizar-se-á várias atividades em grupo, especialmente os jogos. Bem como, atividades que exigirão a escrita e o desenvolvimento do raciocínio lógico, atenção, concentração e tomada de decisão.
• Para se alcançar o objetivo número 8, se fará jogos que envolvam toda a turma como bingo, cruzadinhas, caça palavras, se fará sessão de cinema e depois cada grupo que será formado através de fichas com características semelhantes, expressará sua compreensão como desejarem através de figuras, textos, poesias, mímicas e outros.
5. Seleção de materiais a serem produzidos para a aluna.
• Quebra cabeças com assunto do interesse da aluna
• Sudokos, cruzadinha, material xerografado com textos diversos sobre o assunto que estivermos trabalhando e outros.
• Confecção de fichas de leitura que serão construída com Hellen com assuntos que preferir.
• Aquisição de jogos matemáticos que trabalhem o raciocínio lógico como: dominós, dama, Tangram, Pentaminó (jogo milenar com oito peças em madeira que trabalha a reposição e encaixe das peças, estratégia (jogo que trabalha o raciocínio lógico de forma muito lúdica) e outros.
6. Adequações de materiais:
• Neste momento adequar-se-á apenas textos e atividades escritas de acordo com o interesse e possibilidades de Hellen.
7. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:
• Folhas ofícios, cola, tesoura, lápis comum, lápis cêra e a alcoól, canetas, borracha
• Cartolina guache ou papelão
• Figuras ou desenhos variados
• Livros diversos
• Caixa média, papel colorido, areia
• Miniaturas variadas
• Software que contenham atividades educativas.
• DVDs e filmes que falem sobre amizade.
• Cartão ou papelão para se confeccionar quebra cabeças.
8. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais:
• A família, professores e equipe escolar são parceiros naturais e já fazem parte do processo, são parceiros permanentes. Então, pretendemos fazer parcerias com outros profissionais que atendem a aluna, como por exemplo, a psicóloga que lhe atende uma vez por semana e outros profissionais da área de saúde e da comunidade quando se fizer necessário.
9. Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno:
• Professor de sala de aula
• Professor da Educação Física
• Colegas de turma
• Diretor escolar
• Equipe pedagógica
• Profissionais da área de saúde que acompanham a aluna, como por exemplo, sua psicóloga.
• Família
Todas essas pessoas receberão essas informações oralmente e através de registros escritos.
10. Avaliação dos resultados:
“A prática avaliativa deve ser capaz de ir além de avaliar a aprendizagem, mas entender o valor individual de cada aluno, propiciando o seu crescimento como indivíduo e como integrante de uma sociedade. E que acima de tudo, seja uma avaliação envolvida com uma prática pedagógica real, inovadora, não excludente e muito amorosa”. (Luckesi, 1996).
Desta forma, a avaliação terá como finalidade se entender a individualidade de Hellen, seu crescimento e desenvolvimento pessoal, sua interação no mundo em que vive, como também, se avaliará todo o processo, recursos e estratégias utilizadas no atendimento à aluna.
11. Indicação de Forma de Registros:
Os registros serão efetuados após cada atendimento, onde serão observados os avanços, obtidos e em que estágios estão esses avanços quanto à autonomia, oralidade, organização do pensamento, raciocínio lógico, auto-estima, socialização e outros.
Serão registrados em um caderno específico para a aluna. Esses registros servirão como base para o relatório final dos atendimentos com a aluna. Também, terá a finalidade de se reformular as atividades nos atendimentos ou de ampliá-las se for o caso. Nesses registros serão relatadas as mudanças constatadas em sala de aula, na escola e na família. O que o atendimento no AEE tem contribuído para o desenvolvimento intelectual e emocional da aluna. O registro mostrará se o atendimento precisa ser reformulado ou mudado completamente a maneira como está sendo conduzido, servirá antes de tudo como um “termômetro” para medir o sucesso ou não dos atendimentos realizados bem como todo o processo do trabalho efetuado.
O que se pretende com esses registros não é medir a quantidade da aprendizagem de Hellen, e sim observar sua evolução, seu crescimento como indivíduo, sua interação no meio em que vive como bem frisou Luckesi na citação acima. A avaliação que se fará será contínua e qualitativa não visa à promoção da aluna e sim exclusivamente se observar seu desenvolvimento pessoal, a interação no ensino regular e na sua vida diária.
As estratégias e metodologia usadas no atendimento será avaliado se observando o sucesso e desenvolvimento da aluna, será realizada pelo professor do AEE, professora da sala regular, família e pela própria aluna, através de entrevista orais e escritas, esta avaliação acontecerá de três em três meses. O professor do AEE avaliará se os conhecimentos obtidos são suficientes para atingir seus objetivos ou não.
12. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE.
Os resultados obtidos serão cuidadosamente analisados para que se prossiga ou se retome as ações praticadas. Serão observados se estão de acordo com os objetivos propostos. Será repassado para as pessoas que trabalham e convivem com a aluna. Os resultados obtidos servirão como instrumento para a continuação ou não das ações que estão sendo desenvolvidas.
13. Reestruturação do Plano:
Quando se fizer necessário, ou seja, quando os objetivos não tiverem sendo alcançados o plano será reestruturado, reelaborado com a finalidade de se alcançar as metas planejadas. Se for necessário se estabelecerá novas parcerias, se implementará novos recursos e materiais utilizados como: novos jogos, metodologias e estratégias de aprendizagem, tipo de atendimento, local de atendimento e outros.
Plano de AEE para aluno com TGD
A. Plano de AEE
1. Objetivos do plano:
Desenvolver ações específicas do AEE que facilitam o acesso do aluno com TGD ao conhecimento, a comunidade escolar e convivência social, promovendo sua autonomia e permanência na escola.
2. Organização do atendimento:
• Período de atendimento: Julho a dezembro;
• Freqüência: Duas vezes por semana;
• Tempo de atendimento: Duas horas por dia;
• Composição do atendimento: Individual e coletivo.
3. Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:
• Explorando o ambiente:
_ Conhecer a escola e os colegas;
• Construção da identidade:
_ Roda da conversa;
_ Ficha do nome;
_ Cantiga do nome (Se eu fosse um peixinho);
_ Brincadeira do abraço (Em círculo, falar o nome de duas crianças para se abraçarem. Sempre os que se abraçaram primeiro chamarão mais uma dupla, até que todos se abracem.
• Desenvolvendo a autonomia:
_ Higiene pessoal;
_ Vestuário;
_ Experiências com alimentos;
_ Organizar brinquedos.
• Músicas:
_ Karaokê;
_ Bandinhas;
_ Cantigas de roda;
_ Músicas infantis.
• Jogos e brincadeiras:
_ Faz-de-conta;
_ Contação de histórias;
_ Blocos de encaixe;
_ Boliche;
_Bolas;
_Quebra-cabeças.
4. Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno:
• Ficha do nome;
• Chamadinha;
• Calendário;
• Livros de gravuras ( frutas, transportes, animais, alimentos...);
• Cartazes ( letras e números);
5. Adequações de materiais:
Os materiais devem estar em boas condições de uso, não devendo ser cortantes e pontiagudos e nem pequenos; deve ter controle de estoque e sempre repor quando necessário.
6. Seleção de materiais e equipamentos que necessitam ser adquiridos:
• Papel cartão;
• Aparelho de som;
• Cd’s;
• Instrumentos musicais;
• Microfone;
• Escova de dente; Toalhas;
• Pasta de dente;
• Papel higiênico;
• Brinquedos;
• Sucatas;
• Fantasias;
• Fantoches;
• Espelho;
• Máscaras;
• Livros de histórias;
• Revistas;
• Tesoura;
• Cola;
• Papel sulfite;
• Blocos de encaixe;
• Boliche;
• Bolas;
• Quebra-cabeças.
7. Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais:
• Família;
• Secretaria de educação;
• Profissionais da saúde (Psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, neurologista, etc).
8. Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno:
· Professor de sala de aula comum;
· Professor de Artes;
· Professor da Educação Física;
· Professor de Produção Interativa;
· Professor de Tecnologia;
· Colegas de sala de aula;
· Diretor escolar;
· Profissionais administrativos.
B. Avaliação dos resultados:
1. Indicação de formas de registro:
O plano será registrado em ficha de acompanhamento individual, sendo avaliado durante toda a sua execução. O registro da avaliação será contínuo, através das observações diárias do desempenho da criança quanto às atividades realizadas e relacionamento com o grupo.
2. Resultados obtidos diante dos objetivos do Plano de AEE:
Espera-se que o aluno seja capaz de estabelecer vínculos afetivos, exerça sua autonomia e amplie suas relações sociais e consiga realizar atividades do cotidiano escolar.
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